Foram encontrados 146 registros para a palavra: saude mental

Janeiro Branco: Prefeitura de Juazeiro divulga serviços de assistência à saúde mental disponíveis no município

A preocupação do brasileiro com saúde mental quase triplicou nos últimos quatro anos, é o que aponta um estudo desenvolvido pelo instituto Global Health Service Monitor (2022). As pessoas estão mais cientes dos impactos das doenças mentais e psíquicas e estão procurando ajuda profissional.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), disponibiliza assistência à saúde mental para a sua população. O serviço é oferecido em unidades que atendem de acordo com o perfil e necessidades dos pacientes...

Janeiro Branco: Clínica em Petrolina prepara programação de atenção à saúde mental de dependentes químicos

Para celebrar o 'Janeiro Branco', a Clínica Hospitalar Vida Serena, em Petrolina, está com uma programação diferenciada. Na quinta-feira, dia 19, a Clínica fará uma live através do instagram para discutir "Saúde Mental e os Transtornos: Promoção e Prevenção," com as psicólogas Janaína Gomes e Juliane Lédo.

O encontro marcado para às 19h, será na rede clinicavidaserena_vsf. "Nós tratamos dependentes químicos na nossa clínica e o cuidado com a saúde mental de cada um é permanente, principalmente em ações de prevenção. De janeiro a janeiro, estamos atentos em ouvir cada residente em sessões de psicoterapia para que eles compreendam como parte do processo de enfrentamento à dependência," ressalta a psicóloga da Clínica Hospitalar Vida Serena, Janaína Gomes...

Petrolina: Secretaria de Saúde ressalta cuidados com a saúde mental  

A cada início de um novo ano, renova-se a esperança e o desejo de realizações e conquistas. Mas o primeiro mês de cada ano também é conhecido como Janeiro Branco, este ano abordando o tema "A Vida pede Equilíbrio", e é dedicado a campanha de promoção da Saúde Mental da população, pois aborda temas ligados à prevenção e aos cuidados com as questões de saúde mental que podem afetar o equilíbrio e a saúde psíquica das pessoas. 

Desde que foi instituído em 2014, a campanha tem buscado intensificar uma conscientização das autoridades, entidades, empresas e dos próprios indivíduos, levando-os a uma reflexão sobre a importância de se manter os cuidados com a saúde mental, investindo no desenvolvimento de ações para a população, seja por meio de palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversas, caminhadas, corridas, entrevistas com especialistas e outros eventos ou meios que possam ser usados como ferramentas de divulgação e interação com a sociedade. ..

Governo Lula quer retomar reforma psiquiátrica e fechar "últimos hospícios"; ideia é expandir atendimento dos Caps

O governo Lula (PT) assume a gestão da saúde mental do país prometendo retomar os princípios da reforma psiquiátrica e fechar os últimos hospitais exclusivos para pacientes com transtornos psíquicos.

A ideia central da nova equipe é expandir e integrar toda a rede de serviços, principalmente as equipes de saúde da família e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial), focando as populações mais vulneráveis, como as pessoas em situação de rua...

Janeiro Branco: Prefeitura de Juazeiro alerta sobre o cuidado com a saúde mental

Janeiro é o mês do recomeço e da reflexão, quando boa parte das pessoas está pensando sobre suas relações sociais, sentimentos e planejam o que vão fazer durante o ano que acabou de começar. Por todo este simbolismo, foi criada a campanha Janeiro Branco que tem o objetivo de chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional.

De acordo com o Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), houve uma piora dos transtornos mentais em todo o planeta, com aumento superior a 25% dos novos casos de depressão e ansiedade. No ano de 2019, a OMS já estimava que quase 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental...

Tragédia em batalhão da polícia no Recife relança debate sobre saúde mental de policiais

Crime brutal que chocou Pernambuco e virou notícia em todo o Brasil, o caso do policial militar Guilherme Barros, que matou a esposa grávida, no Cabo de Santo Agostinho, e abriu fogo contra colegas de farda em um batalhão da corporação, no Recife, deixando mais dois mortos antes de tirar a própria vida, tornou novamente o debate sobre o acompanhamento psicológico e a saúde mental dos profissionais de segurança pública um assunto em evidência.

Isso porque especialistas costumam apontar o trabalho policial como uma das profissões com maior índice de estresse e desgaste. Diariamente, policiais são submetidos a uma rotina que pode resultar em cansaço emocional, ansiedade, insônia, insatisfação profissional e pensamentos de tirar a própria vida...

Jovens que buscam trabalho estão mais fragilizados emocionalmente

Quatro em cada dez jovens que buscam trabalho avaliam seu estado emocional como ruim ou péssimo, apontou um relatório sobre Trabalho e Renda que foi divulgado sábado (10) durante a IV Conferência Movimento Mapa Educação, realizada em São Paulo.

O relatório, produzido pelo Itaú Educação e Trabalho, foi feito com 14.510 jovens brasileiros entre 15 e 29 anos e integra a pesquisa Juventudes e a Pandemia: E agora?, que é coordenada pelo Atlas das Juventudes. ..

Psicóloga oferece workshop "Planeje e Faça Acontecer" para auxiliar construção de planejamento para 2023

Com o objetivo de ajudar quem deseja se planejar para o ano de 2023, com organização e autoconhecimento, a Psicóloga Livia Fialho realiza no dia 10 de dezembro, das 9h às 11h, o Workshop "Planeje e Faça Acontecer". O evento é online e gratuito.

Entre os temas que serão abordados estão: Revisitando 2022; Sonhos e expectativas para 2023; Reconhecendo nossas fortalezas e pontos de melhoria; Fases do planejamento; Papel ou aplicativo?; Definindo objetivos; Estabelecendo metas; Ressignificando o controle e Lidando com as incertezas da vida...

Profissionais do SAMU de Juazeiro participam de qualificação no atendimento de saúde mental

Dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro participaram de um curso de qualificação para atendimento a pacientes com transtornos mentais na urgência e emergência. O curso do Ministério da Saúde ocorreu em Brasília-DF e foi dividido entre aulas remotas e presenciais, com simulações realísticas destes tipos de atendimento.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Juliana Tupiná, é a primeira vez que eles participam de curso com esta abordagem. "A qualificação traz a possibilidade de multiplicarmos para os profissionais daqui do SAMU de Juazeiro novas metodologias de atendimento ao paciente de saúde mental. Isso implica na melhoria da assistência à população com algum transtorno mental", destacou Juliana Tupiná...

VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do HU-Univasf enfatiza relevância da saúde mental

'Saúde mental além da pandemia' foi o mote da sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT Integrada) do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh). Com organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com empresas terceirizadas que prestam serviços ao HU, o evento realizado entre os dias 25 e 27 de outubro contou com palestras, oficinas e sorteio de brindes.

Durante a abertura do evento, ocorrida no auditório do HU, com a presença de membros do Colegiado Executivo, o presidente da CIPA, Alex Bispo, destacou a motivação pela escolha do tema para este ano: "Após notarmos os impactos provocados pela pandemia à saúde mental e emocional dos trabalhadores, percebemos que, mais do que nunca, é necessário priorizar ações que promovam equilíbrio e bem-estar"...

Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro

Mais de 4.300 usuários recebem atendimentos de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Juazeiro. Os três serviços da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde (Sesau), oferecem atendimento especializado em saúde mental que atende pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente.

Cada CAPS acolhe um perfil diferente de usuário e todos são porta aberta, ou seja, não precisam de encaminhamento para fazer o atendimento do usuário...

Eleições e saúde mental: o adoecimento psíquico da população durante o período eleitoral

Com o segundo turno das eleições, e a polarização incidente na sociedade contemporânea, principalmente no cenário de disputa presidencial entre o ex-presidente Lula e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro, os relatos de ansiedade, medo, irritabilidade e falta de sono, entre outros sintomas, tornaram-se ainda mais evidentes e presentes entre a população brasileira. 

Com o país dividido, as discussões acaloradas atingem não só desconhecidos e amigos, mas também as famílias brasileiras. Relatos de pais e filhos brigados, netos e avós que deixaram de se falar devido às divergências políticas estão mais presentes...

Dia Mundial da Saúde Mental:causas, sintomas e tratamento do TOC

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, traz uma reflexão sobre a necessidade de olharmos para nossa mente. A data foi instituída pela Federação Mundial da Saúde Mental em 1992 e nos dias atuais o debate acerca da promoção e prevenção para a mudança mental chama atenção dos governantes, sociedade civil e meio acadêmico.  

Vivemos uma crise da Saúde Mental, na qual muitas pessoas no mundo sofrem de transtornos como a depressão, ansiedade, transtornos alimentares, dentre outros. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2022, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Alguns quadros também chamam a atenção pela incidência na população, por exemplo do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).  ..

Setembro Amarelo: mulheres assistidas pelo CIAM participam de palestra sobre saúde mental

Mulheres que são atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM) em Juazeiro participaram nesta sexta-feira (30) de uma palestra sobre saúde mental. O evento encerra a programação do Setembro Amarelo no município, mês em alusão à prevenção do suicídio.

A palestra foi conduzida pela psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Mônica Cruz. "A palestra teve a finalidade de ampliar as informações em relação ao serviço, fortalecer a rede de saúde mental, esclarecer em relação ao tratamento de saúde mental em Juazeiro, observando os fluxos e as devidas competências de cada serviço", destacou a psicóloga, Mônica Cruz...

Setembro Amarelo: Em Sento-Sé Prefeitura encerra ações alusivas a campanha com palestra em sala de espera sobre saúde mental

Nesta quarta-feira (28) a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Centro de Atenção Psicossocial (Caps), encerrou as ações alusivas ao Setembro Amarelo, com a realização de mais uma palestra sobre saúde mental na Policlínica Municipal. Entre os temas abordados durante a ação estiveram a prevenção ao suicídio, cuidado com a saúde mental, a importância da prática de atividade física e nutrição na prevenção a doenças.

Durante todo o mês, uma série de ações educativas foram realizadas nas unidades de saúde da sede e interior do município, a fim de conscientizar a respeito desse grave problema de saúde pública. "A campanha foi bastante produtiva e acredito que cumpriu com o objetivo de alertar a população sobre o suicídio, desmistificando-o como um tabu, e valorizando a vida", avaliou a coordenadora do Caps, Thayane Castro, destacando que o trabalho de conscientização "vai continuar no CAPS, afim de acolher e oferecer os nossos serviços à população caso necessário". Pontuou Thayane...

Setembro Amarelo: Saúde mental é discutida em escolas de Petrolina

O mês de setembro é dedicado à campanha nacional de prevenção ao suicídio, denominado Setembro Amarelo. Assim, a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com os profissionais do Núcleo de Ampliado de Saúde da Familia (NASF) e Secretaria de Educação, continua com intensa programação diária e com a realização de ações de conscientização em alusão a data em diversas Unidades de Saúde e Educação do município.  

Abordando o tema "Rede de Cuidados de Saúde Mental", a programação teve continuidade nessa terça-feira (13), na Escola São Domingos, no bairro Gercino Coelho. Na unidade, foram realizadas atividades e dinâmicas que incluíram o acolhimento e os desafios dos profissionais nos cuidados da saúde mental no âmbito escolar do município...

Setembro Amarelo alerta para a saúde mental das crianças e adolescentes

Tristeza, ansiedade, baixa autoestima, falta de perspectiva, frustrações e outras questões que afetam a saúde mental passaram a fazer parte da rotina e assumiram a personalidade de muitos, no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas tiram as próprias vidas. Mas, esse percentual assunta ainda mais ao mostrar que o suicídio está entre as principais causas de mortes entre adolescentes.

Neste mês da campanha de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”, é importante também ter atenção com os sentimentos e o comportamento dos pequenos e jovens..

Ambulatório de Saúde Mental de Juazeiro muda de endereço a partir desta segunda-feira

O Ambulatório de Saúde Mental, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai mudar de endereço a partir desta segunda-feira (29).

Os usuários do serviço deverão buscar a nova sede que fica na Rua Antônio Pedro, nº 436, Centro, antiga Policlínica Municipal. De acordo com a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, a mudança da sede é para oferecer um melhor atendimento e cuidado aos usuários...

Amor-próprio

Acredito que muitos já tenham ouvido falar na palavra amor-próprio. Só não sei se muitos o vivenciam. Enfim, não cabe a mim, julgar. Mas, diante de algumas definições que a palavra amor-próprio poderá nos ofertar, uma delas é: “sentimento de dignidade, estima ou respeito que cada qual tem por si mesmo.”

A sociedade brasileira vem num cenário de vida, onde as polarizações políticas partidárias estão cada vez mais acirradas; as violências urbanas cada vez maiores; atitudes de psicopatias, demonstradas pelos telejornais, como no caso do médico anestesista, infelizmente; assim como tantas outras situações tristes...

Especialistas reforçam importância da execução de políticas públicas de atendimento à saúde mental

Especialistas das áreas de saúde e jurídica debateram, em evento promovido pelo Ministério Público estadual, a atuação frente a casos de saúde mental. Já na abertura do evento, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), Patrícia Medrado, informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a pandemia provocou um aumento de 25% na prevalência da ansiedade e depressão em todo o mundo no seu primeiro ano”.

A realidade, disse ela, “demonstra que as questões se intensificaram, mas que existem muitas lacunas de atuação”...